quinta-feira, 28 de abril de 2011

A vegetação e o clima tropical

         As Savanas são vegetações que ocorrem em locais com estação seca bastante longa, queimadas constantes, e em regiões de clima tropical como transição para outros tipos de biomas (no Brasil, faz transição com todos os outros biomas exceto os pampas).
         Caracterizada basicamente por uma vegetação de gramíneas (herbácea) e arbustos, a savana possui uma vegetação bastante resistente ao fogo.
        As árvores da savana possuem os troncos espessos e duros. Algumas delas armazenam água em seus trocos inchados, como o baobá e as árvores-garrafa. A maioria das árvores da savana apresenta a copa achatada. E as principais árvores da savana, além das já citadas, são as acácias.
       As savanas podem ser encontradas na ÁfricaAmérica do Sul e Austrália sendo que em cada região ela apresenta alguma peculiaridade.
A savana brasileira e a australiana possuem como principal diferença da savana africana, a inexistência de animais de grande porte.
Paisagem Constituída por Savana(ÁFRICA) 
Paisagem constituída por savana (AUSTRÁLIA) 
Florestas Tropicais- Biodiversidade riquíssima com grande quantidade de espécies vegetais e animais. Muitas destas espécies são ainda desconhecidas do ser humano- Grande presença de sombra, pois as árvores encontram-se muito próximas umas das outras. Estas árvores possuem, em média, de 30 a 50 metros de altura.
- Umidade elevada em função do alto índice pluviométrico (média de 1300 mm de chuvas por ano), calor quase o ano todo, com temperaturas médias anuais de 20° C.-

Nenhum comentário:

Postar um comentário