quinta-feira, 28 de abril de 2011

As zonas climáticas



       A terra vive realizando vários movimentos, o de rotação é um deles, no qual a terra gira em torno de si mesma, assim podemos explicar o porque toda a face da terra recebe luz.
       Ja que o planeta terra é uma esfera, os raios solares incidem de forma diferente quanto à intensidade em distintos lugares do planeta, sendo que nas áreas próximas à linha do Equador(ou zona intertropical) a luz atinge a superfície terrestre de forma perpendicular, desse modo, automaticamente, maior a intensidade e o calor.
       A partir da zona intertropical em direção aos polos, os raios, devido à forma arredondada do planeta, incidem na superfície dessas regiões com menor intensidade, pois atingem o planeta de maneira inclinada e, consequentemente, as temperaturas são menores.
      Assim podemos chegar a conclusão de que entre dois polos existe uma grande variação de temperaturas, decorrente principalmente do modo e da intensidade com que os raios solares incidem na superfície, que determinam a existência de elevadas, baixas e médias temperaturas dispersas em toda extensão do planeta.
     Para regionalizar as áreas similares quanto ao recebimento de luz solar, o globo terrestre foi classificado em cinco zonas térmicas, que são: zona tropical ou intertropical, zonas temperadas e zonas polares essas apresentam no norte e no sul. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário